Arena ou Estádio?

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Milton Valdameri, nosso consultor jurídico, mandou um comentário por eu ter me manifestado contra o uso do termo “arena” em vez de “estádio”.

Meu amigo Ricardo, fiquei surpreso ao perceber que você não sabe a diferença entre Arena e Estádio, então vou lhe explicar de forma acadêmica:

Segundo a Wikipedia:
Arena:
Uma arena é uma área fechada, quase sempre de forma circular ou oval, desenhada para apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. É composta de um grande espaço aberto ao centro, rodeado por corredores e acentos para os espectadores. A característica chave de uma arena é que o lugar onde se realiza o evento, fica no ponto mais baixo, permitindo uma grande visibilidade. Teoricamente uma arena é projetada para acomodar um grande número de espectadores.
Estádio:
Estádio é uma construção que permite a prática de esportes que requerem grandes espaços, como futebol, beisebol ou atletismo. Em um estádio também são realizados grandes eventos, como espetáculos de música e cerimônias de abertura ou encerramento de eventos esportivos como as Olimpíadas, uma vez que seu tamanho permite a concentração de um grande público.

As principais diferenças são:
Arena é uma área fechada, estádio também.
Estádio é uma construção que permite a prática de esportes, arena também.
Arena realiza o evento no ponto mais baixo, estádio também.
Estádio permite a concentração de um grande público, arena também.
Arena permite outros eventos além dos esportivos, estádio também.

Respondendo à óbvia gozação do Milton e aproveitando para dar as devidas explicações aos "inventores" de bobagens:

O problema é que você procurou a definição dos dois no lugar errado. A Wikipedia não é e nem se propõe a ser um lugar confiável.

Arena vem do latim e significa, literalmente, areia. Mais especificamente, era parte central dos anfiteatros romanos, coberta de areia, onde se realizavam combates entre gladiadores e feras; por extensão passou a ser usado para definir o espaço circular, fechado, para touradas e outros espetáculos, a área central do circo onde se dão as exibições (picadeiro), estrado onde lutam os boxeadores e local de debate, de desafio, de luta.

Estádio vem do grego gr. stádion, é uma antiga medida de distância grega, equivalente a 125 pés geométricos, ou seja, 206,25 metros e também designa a corrida na extensão de um estádio, local onde se praticava essa corrida. Sua atual definição é um “campo para jogos e provas esportivas, circundado por arquibancadas ou outras instalações destinadas ao público”.

Portanto, além de arena não ser a definição adequada para um estádio de futebol, se a intenção de adotá-la como tal é alguma jogada de marketing para “internacionalizar” e facilitar sua identificação no mundo inteiro também é furada, porque estádio ou stadium é muito mais difundido e identificado como um local próprio para os esportes.

De mais a mais, para que mudar? Já pensou se algum engraçadinho purista como o Aldo Rebelo resolve que futebol - termo importado - vai ter que passar a ser chamado de balípodo ou ludopédio?

Subscribe your email address now to get the latest articles from us

2 comentários:

  1. Parece que não me expressei muito bem, minha intenção foi exatamente IRONIZAR a substituição da palavra estádio pela palavra arena, que pelo significado popular são exatamente a mesma coisa, no entanto a imprensa apresenta noticias assim: O Grêmio vai substituir o Estádio Olímpico pela Arena do Grêmio; o Estádio Fonte Nova vai se transforma na Arena Fonte Nova.
    Pergunto eu com minha humilde arrogância: em que momento um Estádio passa a ser uma Arena (ou vice versa)?
    Apenas para esclarecer o significado original das palavras Estádio e Arena: estádio é o local onde os indivíduos ficam para assistir aquilo que acontece na arena (areia). Na melhor das hipóteses, arena seria o campo de futebol onde a partida é disputada, se fosse areia e não gramado, jamais o local onde ficam os torcedores.
    Eu também gostaria de saber gostaria de saber por que resolveram mudar, duvido que alguém saiba dizer por que mudaram, mas o primeiro caso que eu conheço foi com o Atlético Paranaense, que realizou uma grande reforma no estádio, tornado-se o mais moderno do Brasil naquela ocasião. Os jornais noticiaram que a Arena da Baixada se tornou o estádio mais moderno do Brasil, depois disso surgiu a "ideia" de que arena é mais moderno que estádio.
    Acontece que o nome Arena da Baixada sempre foi utilizado para se referir ao campo de futebol do Atlético, mesmo antes de existir qualquer estádio ao redor. Seria aceitável dizer que o jogo será realizado na arena do Maracanã, mas a torcida ficará no estádio Maracanã. Também é aceitável dizer que o jogo será realizado no estádio, pois a arena fica dentro do estádio.
    Como estão utilizando a palavra arena para dar nome ao estádio, então também pode ser utilizada a palavra CAMPO, ou seja, o nome do Estádio Fonte Nova, que se transformou em Arena Fonte Nova, poderia ter se transformado em Campo Fonte Nova, mas NÃO ficaria “fashion”. Talvez esta seja a resposta para a sua pergunta, Arena no nome do estádio não faz sentido, aquilo que é fashion não faz sentido, então os idiotas começaram a usar a palavra arena por que é fashion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi muito bem, sim, e talvez eu é que não tenha dado a devida explicação sobre isso. Vou dar uma guaribada no texto, para que isso fique mais claro.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Copyright © 2015. Vanguarda do Atraso.
Design by Herdiansyah Hamzah - Distributed By Blogger Templates
Creative Commons License