Do G1:
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirmou na manhã desta segunda-feira (9) o fracasso no lançamento do satélite Cbers-3, ocorrido nesta madrugada. De acordo com o Inpe, o satélite não foi posicionado na órbita prevista devido a uma falha de funcionamento do veículo lançador durante o voo. Engenheiros chineses responsáveis pela construção do veículo estão avaliando as causas do problema e o possível ponto de queda.
O satélite Cbers-3, lançado na madrugada desta segunda-feira (9) da base chinesa de Taiyuan, a 760 km de Pequim, custou R$ 160 milhões ao governo brasileiro.
O foguete Longa Marcha 4B decolou normalmente e todos os estágios para liberação do equipamento na órbita tinham funcionado, incluindo o mais crítico, que é a abertura dos painéis solares – essencial para manter a bateria do Cbers-3 carregada. Pela manhã, o coordenador de aplicações do Programa Cbers do Inpe, José Carlos Neves Epiphanio, já admitia que as chances de sucesso na operação eram mínimas, pois o instituto não havia conseguido estabelecer contato com o satélite.
Alguém levava fé? Não se trata de torcer para o pior, até porque o dinheiro gasto veio dos meus impostos e o Cbers-3 seria responsável por coletar imagens com maior qualidade de atividades agrícolas e contribuir com o monitoramento da Amazônia, auxiliando no combate de possíveis desmatamentos ilegais e queimadas, portanto, de grande utilidade. A questão é que quem não tem competência não se estabelece.


O Ricardo esta certissimo, por que procuram os chineses e nao os mais competentes?
ResponderExcluirSe os chineses acharem a "carcaça", pode ter certaza que a nossa grana vai rolar em uma nova tentativa. Parece que desintegrou-se, e caiu no
ResponderExcluircontinente antártico.
A pergunta da Theresa só tem uma resposta: porque eles só fazem acordos onde tem mutreta, onde tem competência e honestidade, não é a praia deles.!!!
ResponderExcluirEstou vendo "Mandela Memorial" Parece uma favela a homenagem, gente gritando pulando fazendo barulho. Tudo bem que que queiram expressar os seus sentimentos, sejam eles de alegria ou tristeza, no entanto deveriam pelo menos respeitar quando os convidados estao falando. Gritam e assobiam. Que horror. O Mandela merecia uma homenagem melhor e mais organizada. O som é precario ou entao os que discursan nao sabem falar claramente.
ResponderExcluirO céu esta chorando sobre Soweto.
Foi realmente um grande homem, nao viu e nem que vivesse 300 anos nunca teria visto a sua Africa do Sul como queria. Com" trezentas "tribos é impossivel haver um governo que funcione. Uma grande pena, um país tao rico e repleto de belezas naturais, poderia ser um paraiso, poderia ...
Nao faltaram as malditas "vuvuzelas", que horror.
ResponderExcluirO genocida Al Bashir amigo do lula e dos petistas tambem esta presente no memorial do Mandela. Ele tem ordem de captura do Tribunal Internacional,poderiam aproveitar e leva-lo para o xilindró. Que homenagem mais estranha para o meu gosto.
ResponderExcluirNao deixam ninguem falar e nem cantar, os assobios sao infernais.
Que horror.