Ainda outro dia eu estava vendo uma matéria na TV sobre saúde, perdão, doença (programas de saúde na TV só falam em doenças), realizada no Rio Grande do Sul, em que o repórter anunciava que chimarrão, álcool e tabaco provocam câncer no esôfago, cheio de uma ironia paquidérmica, querendo sacanear os gaúchos, grandes bebedores, fumadores e fanáticos por chimarrão - fora a carne que, segundo os paranóicos da doença, faz um mal desgraçado.
Pois bem, eu já sabia que o Rio Grande é o estado que tem a maior expectativa de vida do Brasil (parece que Santa Catarina está ultrapassando, mas é tudo quase a mesma coisa), mas foi procurar. A média de vida do gaúcho é de 77,5 anos (74 para os homens e 81 para as mulheres), sendo que o número de idosos com mais de 60 anos também é o maior: 15,65% da população.
Faz sentido ensinar o gaúcho a viver? Vão tirar o vinho, o cigarrinho, a bomba e a cuia dele?
A mesma coisa falam do Japão a toda hora: as comidas ingeridas em temperatura muito alta, como é hábito lá, é responsável por muitos casos de câncer no estômago. No entanto, o Japão é o país com a maior expectativa de vida do mundo: 84,6 anos!
Ora, vão lamber sabão!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.